O Movimento Pró Cacau, de Cacoal, realizou na última quinta-feira (28) um encontro em celebração ao primeiro ano de sua criação. A solenidade foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Idealizado para fortalecer e alavancar a cultura do cacau em Cacoal, o Movimento reúne diversos agentes comprometidos, entre produtores, lideranças, instituições municipais, estaduais e federais e também diversos parceiros do Agro.

À frente da coordenação do Movimento está o vereador Romeu Moreira e a engenheira agrônoma Sandra Rita Bartinik. Durante o encontro, foi apresentado o novo organograma do Movimento, com a definição de suas comissões, sendo elas: a Comissão de Produtores e Chocolateiros: de Eventos; Comissão Técnica; de Meio Ambiente; de Divulgação; de Legislação e Projetos; e a comissão de Eventos.

“O objetivo principal do Movimento Pró Cacau sempre foi unir e buscar apoio de entidades governamentais e não-governamentais com a intenção de criar mecanismos e ações coordenadas para o incentivo e potencialização da produção e da comercialização de cacau no município de Cacoal”, destacou Romeu Moreira, um dos idealizadores do Movimento.

Segundo ele, parte das metas traçadas desde o início do Pró Cacau já estão sendo alcançadas, como a inclusão de Cacoal na Rota do Cacau e na IG (Identidade Geográfica) do Cacau. “Todo esse trabalho que estamos realizando hoje, essa união de esforços, é para colocar Cacoal no cenário estadual, nacional e até internacional da cadeia produtiva do cacau e do chocolate. A jornada é longa, mas já estamos orgulhosos da nossa caminhada”, enfatiza Romeu Moreira.

Ao longo do último ano, alguns eventos tem marcado a trajetória do Cacau, entre eles o 1º Fórum Pró Cacau, com o tema “A nova era da cacauicultura” e o Seminário Pró Cacau, promovido pelo Sebrae, em parceria com o Cacau. Outro avanço importante foi a aprovação da Lei Municipal nº 4.770/CMC/2021, de autoria do vereador Romeu Moreira, criando o Dia e a Semana do Café e do Cacau.

O prefeito de Cacoal, Adailton Furia, parabenizou a dedicação do vereador Romeu Moreira, da engenheira agrônoma Sandra Bartinik e todos os parceiros do Movimento Pró Cacau. “Muitos erguem uma bandeira e isso é fácil, o difícil é carregar essa bandeira e fazer com que as ações aconteçam e tragam desenvolvimento para a nossa cidade”, reforçou o prefeito cacoalense.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Ainda neste ano, o Movimento Pró Cacau conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Semagri, para a implantação de oito unidades demonstrativas de cacau em Cacoal, com recursos do Fundo Municipal da Agricultura. Além disso, outro passo importante é a instalação do 1º Jardim Clonal, para o desenvolvimento de mudas clonais de cacau, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade das lavouras.

Fonte: Tribuna Popular

Crédito imagem: Freepik