Atualmente, 15 municípios já possuem áreas com cacau. Na região, são mais de 200 mil pés da fruta

Até pouco tempo atrás, para ver uma plantação de cacau era preciso viajar ao nordeste ou ao norte do Brasil. Atualmente, já não é mais assim. O cultivo vem aumentando em São Paulo e, com isso, o cacau até começou a ser estudado em uma escola agrícola da região de São José do Rio Preto (SP).

Em uma fazenda localizada no município de Tanabi (SP), por exemplo, são 17 hectares de cacau. O plantio foi feito há um ano para diversificar o negócio e teve um investimento de R$ 30 mil por hectare.

Como o cacaueiro começa a produzir com três anos, os pés ainda não deram frutos. Durante este tempo, é preciso de água. Por isso, a área é toda irrigada e o manejo não é tão complicado se comparado a outras frutas, como a laranja.

A Bahia é o estado com maior área plantada do cacau no Brasil, mas o maior produtor da fruta é o Pará. Apesar disso, o país não consegue suprir a demanda interna e precisa importar o cacau.

A fruta é uma das commodities agrícolas com maior valor agregado atualmente, mas conta com perfis de oferta e demanda concentrados em poucos produtores. Com isso, diversificar esse mercado tem sido um desafio.

O cultivo do cacau vem crescendo tanto na região que a escola técnica de Monte Aprazível (SP) vem desenvolvendo um projeto de pesquisa do cultivo da fruta. Por lá, alunos dos três cursos existentes podem participar e os resultados têm sido muito interessantes.

O projeto, pioneiro em escolas agrícolas do estado, já tem dado muitos frutos. Nesses dois anos, a turma já se formou com essa especialidade a mais no currículo.

Tudo começa na sala de aula, com a história da fruta, regiões de origem, até as técnicas de plantio, poda e colheita. Dali, os alunos vão para a aula prática, no campo. O professor Jarbas Gabriel Costa Júnior é o responsável pelo projeto, que recebe apoio da Fatec e da Cat.

Os produtores do estado de São Paulo estão começando agora. Todas as áreas cultivadas no noroeste do estado são bem novas, mas vêm atraindo muitos investidores. Atualmente, 15 municípios já possuem áreas com cacau. Na região, já são mais de 200 mil pés da fruta. Aos pouquinhos, o estado vai tentando entrar no mapa do cacau no Brasil.

Fonte: G1 / GLOBO