Em discurso proferido no lançamento na UMIP CACAU, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, demostrou bastante entusiasmo em poder unir expertises dos pesquisadores da Embrapa e CEPLAC, para delinear projetos voltados para pesquisas e inovações no setor

Na oportunidade, a Ministra disponibilizou o recuso inicial de R$4,7 milhões, os quais, serão destinados aos projetos considerados prioritários na cadeia produtiva do cacau. Além dos valores liberados, a representante maior do MAPA, ressaltou o total interesse da UMIP, para formação de parcerias público privadas, voltadas para realização trabalhos em pesquisas e experimentos no formato de cooperação técnica.

Produtores e lideranças do cacau, reagiram com entusiasmo

Fortes reações de esperanças renovadas, foram manifestadas através de depoimentos reportados nos vários grupos de WhatsApp de cacauicultores, espalhados pelo Brasil. “Com a criação da UMIP Cacau, marco histórico na reestruturação da CEPLAC e a sanção da MP 1016/2020, teremos eu um ano o que não conseguimos em trinta”, comentou Milton Andrade, presidente da Câmara setorial do Cacau.

O evento

Realizada em 05/05/2021, a Live de lançamento da UMIP foi transmitida pelo canal do YouTube do MAPA e foi apresentada pelo Secretário adjunto da Dpt° de Inovação do MAPA, Cleber Soares. Além da Ministra, o evento virtual contou coma presença de Dr. Fernando Camargo, atual Secretário da Inovação e Desenvolvimento Rural e Irrigação, O Secretário Geral da CEPLAC Waldeck Araújo, Presidente da Embrapa Celso Moretti e do Presidente da CNA, João Martins da Silva.

 

Fonte: Mercado do Cacau