Área plantada, números de produtores, área colhida e valor de produção fizeram parte da palestra ministrada pelo coordenador do Procacau

“O Cacau do Pará: Sabor Amazônico”, tema que denomina o espaço do Pará no 1° Festival do Chocolate e do Cacau de Salvador – Chocolat Salvador, na Bahia, foi o tema da palestra proferida na noite de sábado (11), no auditório do Centro de Convenções de Salvador, pelo engenheiro agrônomo Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

O especialista apresentou detalhes da produção, como área plantada, números de produtores, área colhida e valor de produção. O público teve acesso aos dados estatísticos oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), sistematizados pelo Núcleo de Planejamento/Estatísticas da Sedap (Nuplan). Ivaldo Santana informou que o Pará tem 205.403 hectares de área plantada e 147.659 de área colhida. A produção média é de 146.409 toneladas e o número de estabelecimentos do setor cacaueiro chega a 28.500.

Polo cacaueiro – O Pará é o estado que lidera o ranking de cacau no Brasil, disse o coordenador do Procacau, ressaltando a qualidade do fruto produzido nos municípios localizados ao longo da Rodovia Transamazônica (BR-230), na região Oeste, com destaque para Medicilândia.

Ivaldo Santana informou ainda que o próximo festival Internacional de Chocolate e Cacau será no período de 30 de junho a 03 de julho, no município de Altamira, na Região de Integração Xingu, na área de influência da Transamazônica.

A comitiva do Pará na programação é composta por representantes do governo estadual, da Câmara Setorial do Cacau da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará ( Faepa), produtores de cacau e empresários de chocolate de origem. O evento será encerrado neste domingo (12).

 

Texto: Rose Barbosa – Ascom/Sedap

Fonte: Por Governo do Pará (SECOM) / Agencia Pará

Créditos da foto: Divulgação