A inciativa CocoaAction Brasil realizou no dia 30 de junho o 1º Workshop para consulta e elaboração do conteúdo do Currículo Mínimo de Sustentabilidade do Cacau com o intuito de iniciar o diálogo com os principais atores da cadeia para o desenvolvimento de um documento de referência de boas práticas agrícolas feito conjuntamente pela e para cadeia.
O evento contou com a presença de 60 instituições dos mais diversos setores da cacauicultura nacional como: Governo Federal, Governos Estaduais, Serviços de Extensão Rural, Federações da Agricultura, Cooperativas, representações dos produtores, terceiro setor e setor privado e entidades de ensino e pesquisa dos principais estados produtores.
Este Currículo pretende servir como referência de sustentabilidade básica para instituições, técnicos e produtores de cacau buscando a promoção da melhoria contínua da produção. Não será, nem pretende ser um sistema de certificação, mas sim um alinhamento de boas práticas agrícolas comuns, com foco em ações sustentáveis.
O produtor que atingir bom desempenho cumprindo as práticas do Currículo tenderá a ser mais sustentável, tendo em vista que se trata de um processo de melhoria contínua. Aquele que incorpora ao seu sistema de produção práticas efetivamente sustentáveis tem a oportunidade de obter melhores resultados financeiros, uma vez que a gestão mais eficiente dos recursos economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade das amêndoas, e controla os custos de produção.
Diversos atores presentes reforçaram a importância desta iniciativa para o setor a fim de identificar os critérios comuns rumo a uma cacauicultura mais próspera e sustentável.
“Senti o debate extremamente qualificado, fico muito satisfeito com isso. Percebo que a cacauicultura nacional tem futuro sim! Nós vamos fazer
acontecer, esse Currículo Mínimo realmente vai sair, vai ter consistência.” – Demosthenes Lordello de Carvalho, Auditor Fiscal Federal Agropecuário MAPA/CEPLAC
Como resultado deste processo temos a oportunidade também de unir a cadeia em prioridades comuns, somando esforços e contribuindo para posicionar o Brasil como um crescente produtor de cacau sustentável. O desenvolvimento do documento se estenderá ao longo de 2021 com o intuito de ser publicado e amplamente divulgado a partir de dezembro.
A Iniciativa CocoaAction Brasil agradece a todos os participantes que tem contribuído ativamente neste processo coletivo. A união da cadeia trará muitos resultados para todos.
Vitor Stella, P&A/WCF – CocoaAction Brasil