Agregação de valor a partir do emprego, da mão de obra local e da preservação ambiental é tendência do segmento

 

O estado do Pará está entre os dez maiores polos cacaueiros do mundo. Cerca de 80% da produção de cacau do Estado está na região da Transamazônica, do município de Novo Repartimento até Uruará, sendo Medicilândia e Uruará o epicentro do polo cacaueiro do Pará. 

A área plantada também surpreende, anualmente somam de 8 a 10 mil hectares. É uma das regiões que mais planta cacau no mundo e com produtividade média de 970 a 1 mil quilos por hectare. 

A expansão sustentável do cacau na Amazônia integra geração de emprego e renda à preservação da floresta e à recuperação de áreas degradadas. 

Parabéns pelo incentivo por parte da Prefeitura de Uruará, através da Secretaria de Agricultura, prefeito Gilson Brandão, bem como os parceiros como a Câmara de Vereadores, Copops, TFR Consultoria Agrícola e CEPLAC em mais um curso importantíssimo aos produtores do ramo da cacuicultura. 

O evento aconteceu no km 170 Norte, zona rural do município. Três dias de aprendizado e conhecimento. “Mais uma programação de alto nível da Secretaria de Agricultura de Uruará.  

‘Vamos mostrando aos nossos produtores que com tecnologia e as práticas adequadas podemos modernizar e melhorar nossa produção e produtividade, com qualidade e de forma sustentável como pede os mercados mais exigentes!!!”, ressaltou o prefeito Gilson Brandão. 

 

Fonte: Portal Santarém

Photo by Freepik