Evento foi realizado dentro das normas de segurança

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) realizou esta semana (26), o curso de Produção de Mudas para a lavoura cacaueira, no local Estação Experimental Ouro Preto – ESEOP (Ceplac). O evento marca o retorno das atividades presenciais do Sebrae, agora, dentro das normas de segurança sanitárias.

A formação para os técnicos das instituições Idaron, Seagri, Emater e Senar faz parte do projeto Cacau Sustentável de Rondônia. A capacitação tem carga horário de 6 horas, e abordou temas como um histórico da produção de cacau em Rondônia, além de tipos de viveiro, preparo de substrato e preparo de sementes e plantio. Questões mais técnicas como controle de plantas daninhas, irrigação, adubação, manejo do sombreamento, combate de pragas e controle de doenças também foram abordadas além do plantio em si, no campo.

“Esta capacitação é mais uma ação de um grande trabalho que o Sebrae e os parceiros estão realizando em prol da Cacauicultura da região central de Rondônia. Estamos trabalhando em diversas frentes com o objetivo de atingir o aumento da produtividade e competitividade”, disse Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae em Jaru.

A capacitação atendeu apenas dez participantes, em razão dos protocolos de segurança e contou os instrutores da CEPLAC os senhores: Fernando Luíz de Oliveira Corrêa, Francisco Antônio Neto e Antônio Deusemínio de Almeida.

Parceiros do Projeto Cacau Sustentável de Rondôna: Seagri, Emater, Mapa, Embrapa, Senar, Ceplac, Idaron, Ifro/RO, Sescoop-/RO e Câmara Setorial do Cacau.

 

Fonte: ascom / Mercado do Cacau