A proposta é gerar renda para os pequenos produtores de Cacau e a atração turística

A Prefeitura de Mendonça reuniu pequenos produtores rurais na última sexta-feira, 27, em um barracão no bairro Aiuruoca para avaliar projeto de criação pelo município da Rota do Cacau.

Segundo a Prefeitura, a proposta é transformar a estrada vicinal que nasce na rodovia que liga Mendonça a Adolfo, e chega ao bairro rural, com cerca de 5 quilômetros, em uma rota turística para os visitantes e de geração de renda para os pequenos produtores.

O prefeito de Mendonça, Juliano Souza Oliveira (PSDB), pensou na criação da Rota, com o apoio da Secretaria estadual de Agricultura, que mantém o projeto de introdução da cultura no estado de São Paulo, chamado Cacau SP. No entanto, a produção dessa cultura pela Secretaria tem objetivo econômico. Produtores rurais do Noroeste Paulista já plantam Cacau. A cultura ainda é incipiente.

No caso de Mendonça, a Prefeitura busca uma alternativa de geração de renda a partir do turismo que a cultura do cacau em uma estrada vicinal que, hoje, já é charmosa e atrai visitantes aos finais de semana.

No bairro rural, os moradores vendem produtos artesanais como queijo fresco e pães caseiros, por exemplo. Após a reunião, produtores marcaram um segundo encontro para definir os rumos do projeto proposto pela Prefeitura.

 

Fonte: Reportagem – redação DHoje Interior

Photo by  Rawpixel